A Domicile entra na sua casa com o respeito e o cuidado que aprendemos na nossa.
+ 55 11 4521-6565
Assessoria de imprensa:

Apneia do Sono

Máximo conforto e resultados garantidos

Área da medicina relativamente nova no Brasil, o estudo dos distúrbios do sono tem adquirido muita popularidade nos últimos anos. Os problemas mais frequentes são a insônia e a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, mas existem outros distúrbios, como Narcolepsia, Sonambulismo, Bruxismo, Distúrbio Comportamental do Sono REM (Rapid Eyes Movement), Sonolência Diurna Excessiva, Terror Noturno, Despertar Confusional, Síndrome das Pernas Inquietas, Epilepsia Noturna e Distúrbios do Ritmo Cardíaco.

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono , foco principal da Domicile Home Care, é considerada o principal distúrbio respiratório do sono, atingindo 4% dos homens e 2% das mulheres. Seu sinal clínico mais importante é o ronco associado à sonolência diurna excessiva. No entanto, seus efeitos podem ser ainda piores, como aumento da pressão arterial, alteração do ritmo cardíaco, infarto e derrame cerebral.

Apneia significa “sem ar” ou “parada da respiração”. Apneia do sono é um problema respiratório caracterizado por interrupções breves e repetidas da respiração (com duração de pelo menos 10 segundos, numa frequência maior que cinco episódios por hora), enquanto dormimos.

Quem sofre de apneia tem, todas as noites, paradas respiratórias que podem chegar a até dois minutos. O problema impede que a pessoa atinja a fase REM do sono, que é o período de maior descanso para o corpo O problema é tão grave que, em muitos estados americanos e no Canadá, as carteiras de motoristas somente são concedidas àqueles que apresentam um exame provando estarem livres desta síndrome.

Inicialmente, deve-se procurar um médico para que seja feita uma avaliação. Caso seja confirmada a suspeita, ele indicará um médico especialista em distúrbios do sono, que solicitará, caso necessário, um exame chamado polissonografia.

A apneia do sono é detectada em laboratórios de sono, onde os pacientes se submetem a polissonografia – um exame feito com cerca de 30 sensores e uma câmera – para avaliar o funcionamento do cérebro, coração, respiração e oxigenação, durante o sono.

Caso seja diagnosticada a apneia obstrutiva, nos casos moderados e graves o padrão ouro de tratamento é a utilização de um aparelho de ventilação não invasiva chamado de CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) ou BIPAP (Bi-level Positive Airway Pressure), que gera um fluxo de ar com pressão positiva para abrir as vias aéreas superiores durante o sono.

Após a prescrição do médico assistente, fisioterapeutas especialistas em fisioterapia respiratória da Domicile Home Care ajudam na definição da melhor máscara e equipamento (CPAP ou BIPAP) para a terapia, assim como em todo processo de adaptação e acompanhamento do paciente durante o tratamento.

A Domicile Home Care também oferece, em conjunto com alguns modelos de CPAPs e BIPAs, um recurso de telemedicina que grava todas as informações do sono do paciente, além de disponibilizar periodicamente um questionário que avalia a qualidade do tratamento. Os equipamentos contam com um cartão de memória que podem ser lidos de acordo com a frequência estabelecida pelo equipe de saúde, onde informações de uso são disponibilizadas para o médico assistente através de relatório detalhado da performance e eficiência do tratamento.

Observação Importante: Em conformidade com o Art. 69 do Código de Ética Médica, a Domicile Home Care, representada pelo seu corpo clínico, não realiza diagnósticos do sono, nem tão pouco indica o seu tratamento através de CPAP ou BIPAP.

Art. 69. É vedado ao médico: Exercer simultaneamente a Medicina e a Farmácia ou obter vantagem pelo encaminhamento de procedimentos, pela comercialização de medicamentos, órteses, próteses ou implantes de qualquer natureza, cuja compra decorra de influência direta em virtude de sua atividade profissional.